Como fazer amigos e influenciar pessoas com email marketing
Aprenda tudo sobre email marketing neste tutorial de email marketing atualizado 2016
Tornar-se bem sucedido no mundo digital passa por construir autoridade e ser conhecido no seu ramo de negócio. Para isso, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes para fazer amigos e influenciar as pessoas, o que te ajuda no caminho para sucesso.
Para conseguir esse resultado, você precisa ter alguns conhecimentos sobre comportamento do público. Há cerca de 70 anos, foi lançado um livro chamado “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, e ele conta justamente sobre como funciona o comportamento humano, com intuito de te ajudar a cultivar uma audiência e disseminar seu conteúdo.
Esses ensinamentos continuam válidos e podem ser aplicados no mundo digital. Neste post vou comentar 7 dicas criadas a partir dos ensinamentos desse livro e que podem ser aplicadas em seus e-mails marketing para seus clientes.
Dica #1: Você tem 4 segundos para impressionar
Uma empresa chamada Litmus fez uma pesquisa e descobriu que você tem apenas 4 segundos para impressionar uma pessoa para abrir o seu email. O que prende a atenção das pessoas é o título do assunto do E-mail. Neil Patel um dos mais famosos internet marketer do mundo, fez um experimento interessante:
Repare que a campanha que ele testou que teve mais impacto foi a qual ele modificou a Headline, ou seja o assunto do email ( Subject Line ). Isso significa que o assunto do email ( título ) é mais importante do que você ser criativo no conteúdo do seu email, freqüência de envio, melhor hora do dia para enviar, chamada para ação, ou produto promovido. Então invista seu tempo focado em escrever um bom assunto para seus E-mails. Eu criei um livro digital somente sobre este assunto chamado Headlines Matadoras: Como escrever títulos que fazem com que qualquer pessoa abra seu email! Baixe gratuito aqui: http://www.emailturbomarketing.com/ebook
Dica #2: O nome
Você sabe qual é a palavra mais importante para uma pessoa? Resposta: O SEU NOME. Quando você chama alguém pelo nome você está “cantando o melhor som para o ouvido daquela pessoa”. Todo mundo gosta de ser chamado pelo nome e ser lembrado pelo seu nome. Quando você enviar um email, sempre o remetente precisa ser o seu nome e não nome de uma empresa. Pessoas gostam de se comunicar com pessoas e não com máquinas. Como automatizar o processo? A maioria dos serviços de follow up de emails permitem que você possa personalizar a mensagem enviada para o cliente com o nome dele. O nome é o fator número 1 relacionado com influência. Repare que você não tem seguidores no Twitter, você tem nomes! Sim pessoas! As pessoas lhe procuram pelo nome. Você procura as pessoas pelo nome também. Tente ao máximo personalizar seus emails enviando o nome da pessoa na mensagem. Outra dica, se você enviar mensagens privadas no Facebook procure começar a mensagem com: “oi fulano”, tudo bem?.
Dica #3: Não use assuntos enganosos
Muitas pessoas agem como se os usuários pudessem ser facilmente manipulados, e isso não é uma verdade. Usar assuntos em seus e-mails que prometem uma coisa e entregam outras faz com que eles se sintam enganados e desvalorizados. Lembre-se, enviar email para sua lista tem haver com influenciar seu público. A primeira vez que você enviar um email com título enganoso, que promete uma coisa e entrega outra, a sua credibilidade vai por água abaixo, isso significa que no segundo e-mail os seus seguidores não vão nem abrir a mensagem, pois já sabem que o que você envia é pura mentira ou enrolação. Quando você não tem assunto para falar com sua lista é melhor não falar nada ou dizer um simples “oi”, como está seu carnaval?Então, dê a eles o tratamento que merecem, fugindo de assuntos sensacionalistas e propagandas enganosas. Produza conteúdo de qualidade para seus inscritos em sua lista de email.
Dica #4: Tenha bom humor
Ter senso de humor em suas mensagens de email é a forma de liderança mais eficaz para fazer com que as pessoas façam aquilo que você quer. Imagina o seguinte, a pessoa está lendo o seu no celular, na fila de um banco, ou no trabalho, naquele ambiente pesado e estressante. Por causa de uma simples frase bem humorada em seu email a pessoa dá uma gargalhada. Eu não sei você, mas eu me sinto muito bem quando isso acontece e pode ter certeza que eu não vou esquecer da mensagem pois ela tocou em uma parte do nosso cérebro que ativou a felicidade. Todo ser humano deseja ser “HAPPY” 🙂 Feliz !!
Uma pesquisa feita pela empresa Robert Half International revelou que 91% dos executivos concordam que ter um senso de humor ajuda a subir no plano de carreira de suas empresas. Você não precisa ser um comediante ou tão pouco fazer stand up commedy para usar o seu senso de humor, mas de fato isso mostra sua maturidade e habilidade de ver as coisas sempre pelo lado positivo. Isso é um ponto muito importante para a sua ascensão em sua vida profissional. O mundo está cada vez mais complicado e com menos esperança, então compartilhar coisas boas com seu público vai ajudar em passar uma boa impressão.
Acrescente um toque de bom-humor no conteúdo de seus e-mails para transmitir alegria e positividade, assim o público irá lembrar de você com muito mais carinho. Emails muito formais fazem com que se crie uma enorme barreira virtual entre você e a pessoa. Pense o seguinte: Você enviaria um email formal para seu amigo? Trate seus inscritos como se fossem seus melhores amigos! Os resultados serão PODEROSOS!
Dica #5: Mostre como economizar dinheiro
Seja lá qual for o seu nicho de mercado, você pode ensinar as pessoas a pouparem o seu dinheiro. Isso mostra que você se preocupa com você e consequentemente se preocupa com elas também por estar compartilhando estas informações. As pessoas estão sempre preocupadas em economizar, já que dinheiro é um recurso importante em suas vidas e muitas vezes pode faltar, portanto ajudar as pessoas a adquirir coisa que elas queiram economizando dinheiro atrai a atenção de muitas delas. Certa vez recebi um email de uma pessoa falando que poderia me ensinar como viajar de forma barata e muita das vezes praticamente de graça. Eu achei aquele email extremamente inteligente pois ele tocou num ponto que eu precisava e estava disposto a compartilhar comigo aquelas dicas. Mesmo que fossem pagas aquelas informações ( mas não eram ) eu teria comprado, pois o desejo do ser humano em economizar dinheiro é unânime.
Envie mensagens com este caráter também. Prover informações de qualidade em suas mensagens de email sem esperar nada em troca é o segredo do sucesso em suas campanhas de email marketing.
Dica #6: Compreenda
Uma das cenas mais inteligentes sobre como fazer amigos e influenciar pessoas que eu assisti na minha serie predileta chamada 2 homens e meio, aonde o Charlie explica para seu irmão que a maneira mais fácil de não deixar as mulheres furiosas quando acontece alguma coisa errada é usando a frase: “eu te entendo”. Faça você esta experiência na sua casa com sua mulher ou talvez com algum amigo, quando as coisas não sairem como você planejou: Olhe para os olhos da pessoa e diga serio sem rir: “eu te entendo fulano”. Você consegue desarmar completamente a pessoa e na maioria dos casos a pessoa repete a frustração dela e você repete mais incisivamente: “Eu realmente te entendo fulano”. A pessoa fica sem reação. Experimente responder alguns emails de reclamação ou indignação do seu cliente aplicando esta técnica que eu aprendi no seriado 2 HOMENS E MEIO, a técnica do “eu te entendo fulano”.
Mostrar-se compreensivo e simpático com os problemas das pessoas faz com que sua audiência se torne ainda mais fiel. Mostre sempre que se importa com elas e que está disposto a ajudar como puder.
Dica #7: Seja você mesmo
Quando está enviando e-mails com a intenção de compartilhar seu conteúdo e até mesmo vender um produto ou serviço, é importante ser você mesmo; não crie um personagem que não exista, pois as pessoas estão interessadas em como você é de verdade.
Dica #8: Seja modesto
As pessoas não gostam quando alguém fica apenas apontando o dedo para os outros e se julgando superior. Quando enviar um e-mail, crie um conteúdo focado apenas em você e nos seus erros e acertos e o que aprendeu com eles que te levaram a ter o negócio com produtos e serviços que tem hoje.
Mostre que você também é humano e que começou do zero e até hoje continua buscando se aprimorar.
Dica #9: Conte uma história ( real )
As pessoas se envolvem mais com você e seu negócio se você contar uma história realista sobre o produto ou serviço que queira oferecer. Seus seguidores não gostam de ficar só lendo sobre um assunto sem poder criar nenhum tipo de vínculo afetivo com aquilo. Crie essa conexão e terá muito mais sucesso. Uma das técnicas mais eficazes para entreter o seu leitor é o storytelling. Certamente você poderá utilizar as 6 histórias mais poderosas para criar o “raport” ( empatia ) com seu leitor. Estas histórias podem ser enviadas por email, uma história por dia! Eu creio que esta é a dica mais importante que eu posso compartilhar com você, meu querido e amado leitor! ( sem puxar saco é claro ) e o elogio foi verdadeiro ok? :-p afinal de contas para quem eu estaria escrevendo este texto as 3:00 horas da madrugada? Para minha esposa? risos… Vamos lá:
- Jornada do herói:
- Conte a sua ou a história de alguém que tinha uma vida normal até que surge o chamado para a aventura.
- Fale que houve resistência ao chamado
- Fale que encontra com o mentor de negócios e aceita a missão
- Enfrente diversos obstáculos e problemas
- Prepara-se para uma grande mudança
- Supera os desafios
- Retornar a vida normal e inspira as demais pessoas
2. Inimigo público comum
- Se você não é um dos nossos você está contra nós
- Os segredos que “eles” não querem você saiba
- Não é sua culpa… ( mesmo que talvez seja )
- Você claramente, não é um deles
3. A jornada do idiota
- Comece antes falando de suas lutas e dificuldades
- Lembre-se de como era no início antes de você saber o que você sabe hoje
- Seja autêntico e não tenha vergonha de mostrar seus erros e tropeços
- Incentive os outros a fazer mais
- Mas nem sempre foi assim…
4. Do fracasso a fama
- Você tinha um problema específico
- Talvez até não era assim antes, mas algo no caminho aconteceu
- Você fez uma descoberta
- Essa descoberta revolucionou sua vida, mesmo você sendo uma pessoa comum
- Agora quero mostrar como você também pode sair do fracasso e ir para a fama
5. Herói por acidente ou herói relutante
- Você tinha um problema e descobriu como resolvê-lo
- Ajudou alguns amigos e eles espalharam a mensagem
- Muitas pessoas começaram a pedir sua ajuda
- Você é uma pessoa comum, como elas, também apresentando falhas
6. Nós somos parecidos
- Eu sou bastante parecido com você ( eu entendo você )
- Tenho os mesmos sonhos e medos
- Como eu encontrei a solução
- Porque eu decidi compartilhar a solução com todos
Com certeza você conhece alguém que se identificou com uma destas histórias acima, então tudo que você precisa fazer é contar estas histórias por email. Recomendo que faça como uma novela: 1 capítulo por dia. Isso é o ideal. Seus leitores amarão você por estar compartilhando este conteúdo que prende atenção e acima de tudo conta HISTÓRIAS!
9 anos se passaram, creio que mudou um pouco 🙂
Bônus:
Quero compartilhar com você este infográfico que explica detalhadamente a diferença entre as redes sociais e o email marketing. Você vai entender porque que eu sou tão apaixonado por email marketing e como ele mudou a minha vida. Bom mas antes deixa eu te contar minha REAL história:
Em 2007 eu estava devendo R$150 mil para o cartão de crédito, fruto de um negócio que eu estava desenvolvendo que não deu certo. Eu morava em um pequeno apartamento no subúrbio do Rio de Janeiro, quando eu digo pequeno era de 45m2 com apenas 1 quarto. Neste dia eu estava sentado na frente do PC quando recebi um email que me chamou a atenção: Como ganhar dinheiro na internet vendendo infoprodutos! Bom, aquele email mudou a minha vida, pois a partir daquele instante eu comecei a estudar o mercado digital e em 2009 eu me mudei para uma cobertura de 420m2 de frente para praia com 4 suítes e sauna. Tudo por causa de 1 email ! Então se você me pergunta se email marketing funciona, a minha resposta para você é: “Tá de brinca comigo né Dr. Nefário!” ( assista o desenho Meu Malvado Favorito 2 para entender ). Então estude bem este infográfico abaixo pois ele te dá uma visão muito clara de como o E-mail marketing pode bombar o seu negócio.
Se você gostou dessas dicas e se interessou pelo assunto de como fazer amigos e influenciar pessoas com e-mail marketing, leia o meu mais novo E-book gratuitamente, que vai te ensinar como criar Headlines Matadoras e fazer com que qualquer pessoa abra o seu email! Clique na imagem abaixo para baixar:
Teste nossa plataforma por apenas R$ 10,00/mês com direito a 50mil envios todos os meses!
[button color=”red” size=”big” link=”http://www.emailturbomarketing.com/10reais” icon=”” target=”true”]QUERO TESTAR[/button]
Sobre o Autor
0 Comentários